Sistema da Habicad auxilia a gestão pública no controle de resíduos industriais
Novo sistema auxilia a gestão pública no controle de resíduos industriais
Destinado às prefeituras e suas respectivas secretarias de meio ambiente, o software de cadastro de resíduos urbanos é uma plataforma que fiscaliza eletronicamente toda geração de resíduos das empresas de um município. Seu objetivo é evitar que o lixo que seja descartado em locais impróprios, causando danos ao ambiente e até à saúde da população.
Com este controle, os gestores públicos conseguem sistematizar as ações de sustentabilidade.
Como funciona
O sistema é auto declaratório e por isso, faz com que as empresas, dentro de um prazo específico determinado pela prefeitura, se cadastrem e declarem a quantidade e o tipo de lixo de geram em seus estabelecimentos.
Não importa o tamanho e tipo de empresa, lojas, condomínios, fábricas de grande e pequeno porte, todas as empresas devem fazer o cadastramento. O sistema separa pequeno e grande geradores de resíduos, e isenta automaticamente aquele que possui produção inferior a 200 litros de lixo por dia. Já o grande gerador pagará uma taxa anual e deverá contratar uma empresa privada para coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos .
Com isso, haverá um avanço na diminuição de lixo nos aterros sanitários, além de uma gestão completa do processo diminuindo os gastos com coletas públicas.
Sobre o Descarte de Lixo no Brasil
O descarte inadequado de lixo é proibido no Brasil desde 1954, quando foi instituída a Lei 2.312 e, depois disso, foi reforçada pela Política Nacional de Meio Ambiente, em 1981, e pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos em 2010. Mas, na prática, ainda há muita irregularidade